Página Inicial > Educação > Programa ILEP – “International Leaders in Education Program” – 2011

Programa ILEP – “International Leaders in Education Program” – 2011

Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program (ILEP)

Comunico a abertura das inscrições para o processo seletivo do Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program (ILEP).  Para inscrever-se, o professor deve atender a todos os pré-requisitos estabelecidos.

As inscrições devem ser encaminhadas, impreterivelmente, até o dia 15/03/2011 a  Coordenadoria, Praça da República, 53 sala 65B, Centro, São Paulo/SP, CEP 01045-903 aos cuidados de Ana Beatriz Pereira.

Os formulários que devem ser preenchidos constam no link abaixo. Este ano, a documentação de apenas 5 candidatos, pré-selecionados, serão enviados para a seleção final. 

http://www.consed.org.br/images/pdf/ilep/ilep_-_12_apllication_package.pdf

http://www.consed.org.br/images/pdf/ilep/ilep_-_12_institutional_supportand_reference_form.pdf

http://www.consed.org.br/images/pdf/ilep/2012-cv.pdf

  

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail: teacher_renata1@hotmail.com

 

Pré-requisitos: 

Ser professor de inglês do ensino médio na rede pública;

* Estar atualmente trabalhando em sala de aula;

* Possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em inglês;

* Ter, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada em sala de aula;

* Demonstrar o compromisso de continuar lecionando após participação no programa ILEP;

* Demonstrar compromisso com o ensino de inglês;

* Ter fluência oral e escrita em inglês;

* Ser cidadão brasileiro;

* Preencher o formulário de inscrição totalmente em inglês e enviá-lo de volta para a Secretaria de Educação do seu estado, juntamente com todos os demais documentos solicitados.

Processo seletivo:

Os candidatos interessados em participar no processo seletivo ao programa deverão enviar sua documentação completa para a Secretaria de Educação do seu estado até o dia 15 de março de 2011.  Entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu estado e/ou acessar o site da Secretaria para obter informações detalhadas sobre o processo seletivo no seu estado. Não serão aceitos documentos entregues após essa data.

Atenção! Toda a documentação, abaixo discriminada, deverá ser entregue, impreterivelmente, ao Coordenador do Programa em seu Estado, que encaminhará ao Consed. Não serão aceitas inscrições feitas por outro intermédio.

 

IMPORTANTE:  Não serão aceitas as inscrições de candidatos que enviarem o seu material diretamente para a Embaixada Americana e/ou o IREX, organização responsável pela implementação do programa nos Estados Unidos.

Documentos necessários para efetivar sua inscrição no programa:

* Formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola;

* Currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);

* Carta de recomendação da Secretaria de Educação;

Fotografia colorida recente.

Cronograma do programa:

- 15 de março:    Prazo nos estados para o recebimento do material completo dos candidatos.

- 25 de março:      Prazo para que os estados façam a revisão do material enviado pelos candidatos e uma seleção de quais inscrições serão enviadas para a Embaixada. 

                             Os seguintes estados poderão selecionar até 5 (cinco) candidatos para o processo seletivo nacional:

·        Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal*, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte*, Rio Grande do Sul* e São Paulo.

(*Caso essas Secretarias confirmem participação no processo seletivo ao programa ILEP).

Os seguintes estados poderão selecionar até 2 (dois) candidatos para a competição nacional:

·        Acre, Alagoas*, Amapá*, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará*, Paraíba, Piauí, Rondônia*, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

(*Caso essas Secretarias confirmem participação no processo seletivo ao programa ILEP.)

- 31 de março:       Prazo para que os estados enviem para a Embaixada dos EUA (via e-mail: ilepbrazil@gmail.com) o material completo dos candidatos que participarão no processo seletivo nacional (serão considerados para esse processo apenas as inscrições do número acima de candidatos por estado).

- 08 de abril:        A Embaixada dos EUA e o CONSED revisam o material dos candidatos e anunciam a lista dos 30 (trinta) professores selecionados para seguir adiante no processo seletivo e fazer o exame TOEFL (taxa a ser coberta pelo governo americano).

- Até o dia 30 de abril:              Os 30 professores deverão se inscrever para o TOEFL e fazer a prova (a Embaixada fornecerá os códigos para a inscrição no TOEFL).

- 13 de maio:         Prazo para que os professores enviem o resultado do TOEFL para a Embaixada dos EUA.

- 25 a 27 de maio:         Embaixada dos EUA/CONSED fazem entrevistas orais com os candidatos com as melhores inscrições (revisão de todo o material enviado) + melhores pontuações no TOEFL.

- Início de junho:  Embaixada dos EUA junta toda a documentação dos melhores candidatos.

- até 15 de junho: Embaixada dos EUA envia para Washington o material completo dos melhores candidatos do Brasil.

- Agosto:              O comitê de seleção em Washington revisa o material de todos os candidatos internacionais.

- Setembro:          IREX, a organização responsável pela implementação do programa, envia para a Embaixada dos EUA a listagem completa dos professores brasileiros selecionados para o programa.

- Outubro:            Selecionados preenchem documentação complementar e iniciam a preparação para a viagem aos EUA.

- Novembro:        Orientação pré-partida em Brasília.

- Dezembro:         Selecionados finalizam os preparativos para a viagem.

- Janeiro de 2012:  Viagem para aos EUA.

- Final de maio

  De 2012:              Retorno dos professores ao Brasil.

- A partir de

  Agosto de 2012:  Realização de seminários/palestras para o compartilhamento do conhecimento adquirido durante o programa nos EUA.

About these ads
CategoriasEducação
  1. Maria Luisa Goss de Carvalho Mendes
    03/03/2011 às 4:04 pm

    Olá!!

    Gostei muito desse curso e gostaria de me inscrever,mas o problema que atuo como docente há 14 anos e estudo Inglês há muito tempo porém, no momento não estou lecionando no ensino médio então, será que eu poderia participar da seleção até por que não leciono agora, mas já lecionei muitos anos no ensino médio.

    sem mais, Luísa

    • Renata Chicoli
      04/03/2011 às 11:00 am

      Olá Maria Luisa!

      Conforme orientações do Programa, você até pode se inscrever para participar, mas com certeza será desclassificada, pois a Embaixada é muito rigorosa quanto aos critérios. Você deveria ter aulas de Ensino Médio atribuídas neste ano para poder participar… Quem sabe no ano que vem?

      Abraços.

      • Ana Cristina Caroni Averoldi
        09/03/2011 às 6:34 pm

        Eu , sou aposentada e ingressei novamente em fevereiro de 2007 , não tenho ainda 5 anos nesse cargo , mas de experiencia tenho 33 anos . Será que posso participar do processo seletivo/ Aguardo resposta, pois o prazo é dia 15. Obrigada Ana Cristina

      • Renata Chicoli
        10/03/2011 às 11:27 am

        Hello Ana Cristina!

        Acho que você poderá fazer sua inscrição, pois não há impedimentos para isso… contanto, se houver alguma irregularidade em relação ao tempo (mas acho que não terá problemas), sua inscrição será indeferida… Procure o PCOP (Professor Coordenador da Oficina Pedagógica) de sua Diretoria de Ensino para o envio de sua inscrição.

  2. Susane
    05/03/2011 às 1:09 am

    Gostaria de saber se para participar precisa ser efetivo da rede estadual? Pois tenho aulas atribuídas no Ensino Médio e trabalho há cinco anos mas não sou efetiva

    • Renata Chicoli
      10/03/2011 às 11:22 am

      Olá Susane!

      Creio que não há impedimentos para a sua inscrição. Para inscrever-se, procure entrar em contato com o PCOP (Professor Coordenador da Oficina Pedagógica) de sua Diretoria de Ensino. Ele será responsável em orientá-lo e encaminhar sua documentação para a pré-seleção dos inscritos em SP.

      Atenciosamente,
      Renata

  3. maisa
    14/03/2011 às 10:56 am

    Gostaria de saber se este curso acontece todos os anos.

    • Renata Chicoli
      15/03/2011 às 11:41 am

      Sim, Maisa.

  4. Gleise Cristina
    12/04/2011 às 11:55 am

    Fiz minha inscrição e gostaria de saber se estou na lista dos aprovados ou não. Onde devo procurar essa informação? Obrigada.

    • Renata Chicoli
      14/04/2011 às 2:19 pm

      Olá Gleise!

      A lista já está disponível neste blog…

      Abraços,

      Renata

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.437 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: